Buscar
  • murilovidigal

O que é o Custo de Disponibilidade?

Basicamente, a #ANEEL autoriza a sua concessionária de #energia (a empresa que te vende a energia) a cobrar por te deixar a energia disponível. Então, mesmo que você viaje e fique 3 meses fora de casa, com tudo desligado da #tomada, nenhuma #luz acesa e absolutamente nenhum consumo de energia, ela ainda assim pode te cobrar um #valormínimo.


Mas quanto é este valor?


Basicamente depende da sua #casa. Se a sua energia é #monofásica, ela vai te cobrar 30 kWh. Se é #bifásica, a #cobrança é de 50 kWh. Se a sua casa é maior e a sua energia é #trifásica, então ela vai te cobrar 100 kWh todo mês, pelo menos.


Então, basta você ver quantos #centavos a empresa de energia te cobra por #kWh, que você vai saber qual o mínimo que você vai pagar pelo #CustodeDisponibilidade, além dos custos com #iluminaçãoPública e bandeira amarela ou vermelha.


Mais ainda. Esse Custo de Disponibilidade, ainda que você gere a sua própria energia (tendo uma #usinaFotovoltaica, por exemplo), jamais será abatido. Então, se você tem um #consumo médio de 650 kWh e a sua casa tem energia trifásica, o ideal é que você gere, na média 550 kWh/mês. Afinal de contas, aqueles 100 kWh sempre lhe serão cobrados mesmo...


Dá uma olhada como é uma conta de energia em que só o Custo de Disponibilidade é cobrado após a instalação da #energiaSolar! 😉

#brasilia #energia #fotovoltaico #energiasolar #solução #economia #menosémais

2 visualizações0 comentário